Cotidiano
No CEAB, o objetivo principal é possibilitar que a criança aprenda fazendo, utilizando as pedagogias participativas. Estimula-se a atuação da criança e o desenvolvimento de suas competências. O foco não está, portanto, nos conteúdos, mas na mobilização de saberes para o enfrentamento das diversas situações-problema da vida cotidiana e na experiência contínua e interativa.
A imagem da criança é a de um ser com competência e habilidades. Acreditamos que a escola é mais uma instituição social dentre as quais a criança partilhará experiências e vivências no processo de socialização. Nesse amplo contexto social, os profissionais do CEAB consideram que autoria e autonomia são aspectos fundamentais nas etapas e ações que compõem projetos, buscando sempre a melhor forma de trabalhar em equipe para assoluções coletivas das situações encontradas.
Microtransições
Ao longo da jornada educativa, entre uma situação e outra, há diversas transições: de tempo, de espaço, de materiais, de grupo, de adultos e de situações da vida cotidiana. Esse conjunto variado de mudanças denomina-se “microtransições”. Nesses contextos, criam-se ritmos e gera-se bem-estar, por meio de experiências desafiadoras e edificantes. Assim, estruturamos o cotidiano do CEAB e mobilizamos estratégias para construir e significar situações do dia a dia, de modo que os ritmos e as experiências das crianças sejam considerados e respeitados nas experiências vividas coletivamente.
“Acreditamos que as microtransições são “Ocasiões de crescimento e aprendizagem”!
(Oliveira-Formosinho, Passos e Machado – 2016, p.36)

Acompanhamento nutricional
O cardápio da alimentação oferecida no Colégio CEAB é preparado por nutricionista habilitada, com experiência em nutrição infantil, por meio de parceria institucional. Uma alimentação balanceada e bem-preparada proporciona condições de saúde favoráveis à estadia da criança na escola, com disposição para efetiva participação nas atividades propostas.
A gestão de tempo do cotidiana é pensada, planejada e efetivada coletivamente no Colégio CEAB para garantir condições de expressão corporal, afetividade, curiosidade na convivência, alternando-se com situações de repouso de descanso, motivando a permanência das crianças na escola com êxito no desenvolvimento de suas habilidades e competências para vida social.
O espaço é organizado previamente pelo adulto e algumas crianças são
convidadas a auxiliar, pois acreditamos no protagonismo das pessoas. Além
disso, atitudes como estender uma toalha/ souplat e colocar pequenos vasos de flores sobre as mesas, embelezam o espaço, desperta um olhar cuidadoso
e convida, de forma sensível, as crianças a participarem das refeições.
Conseguimos enxergar a singularidade de cada criança nesses momentos
coletivos.
Cuidados e Saúde

Igualmente relevante no CEAB é o acompanhamento da ficha de saúde da criança. Todas as informações desse histórico contribuem para uma rápida tomada de decisão, sempre que houver necessidade, no contato da escola com a família para a intervenção de profissionais de saúde. A atenção dos colaboradores da instituição para qualquer sintoma que fuja à normalidade de saúde conhecida de cada criança é muito importante. Para situações imprevistas de acidentes no âmbito escolar, o CEAB disponibiliza o seguro emergencial Proteção Escolar Permanente9 – PEPER[1].
Os cuidados dos profissionais com as crianças, nos aspectos físicos e emocionais, também são considerados um fator de permanência do aluno com êxito. Educar e cuidar são ações indissociáveis, visto ser “a educação um ato de amor” (FREIRE, 1987). Valorizam-se, assim, a higienização dos espaços físicos – mantendo-os limpos, arejados e confortáveis – a alimentação balanceada e saudável, o sono e os banhos, e a alegria de compartilhar ambientes de aprendizagem, cujo respeito e o carinho são primordiais.

Atividades Extracurriculares
Dança

As aulas de dança permitem a vivência de diferentes práticas corporais, de
forma lúdica e prazerosa, possibilitando a expressão, a criatividade, a
autodescoberta de novas movimentações, o sentimento de pertencimento,
gerando mais um objetivo fundamental no processo de ensino – aprendizagem.
(fonte: revista.inf.br)
Inglês

O ensino da segunda língua no CEAB inicia desde o primeiro ano e segue durante os anos das crianças. Acreditamos que a imersão, na qual a proposta é ministrada em duas línguas, simultaneamente, permite que as crianças aprendam de forma natural e proporciona uma amplitude de vocabulário. Na nossa escola, atualmente, optamos pelo ensino de INGLÊS em todas as turmas.
Nas turmas do Maternal 1 e 2, inserimos músicas e alguns versos recitados no idioma estrangeiro,normalmente em coro. Já nas turmas do Maternal 3, Infantil 4 e 5, insere-se a imersão, propondo a continuidade dos processos desenvolvidos pelo(a) professor(a) regente, no dia a dia. Exploramos, assim, as narrativas no próprio contexto da sala de aula e nos demais espaços da escola.
Karatê

As artes marciais na infância trazem muitos benefícios para a saúde física e emocional das crianças. Em parceria com EKG (Escola de Karatê do Gama), o Sensei Caio Rodrigo compartilha os princípios e a filosofia dessa arte marcial como ferramentas para as vivências diárias das crianças, dentro ou fora do ambiente escolar. A prática do karatê, assim como a dança, compõe a “cultura corporal de movimento” e as ações da luta são vistas como de fundamental importância no desenvolvimento dos aspectos cognitivos e motores.
Música


A música tem um papel fundamental na vida humana, sobretudo na fase da primeira infância, pois, ao cantar e gesticular, o corpo se organiza no espaço interno (corpóreo) e no espaço externo (mundo). Esses movimentos das danças, dentre ao quais, pular, rodar, correr, sentar-se, deitar-se, proporcionam calma, harmonia, descarga de tensão, relaxamento, alegria, euforia positiva. A criança aprimora as noções espaço-temporais, ao manusear um instrumento musical, observando os ritmos e as sequências melódicas. Isso corre, por exemplo, na construção e reprodução de pausas, valoração das notas musicais das melodias, sempre de forma lúdica e inclusiva.