A proposta de educação do Centro Educativo Aprender e Brincar – CEAB está alicerçada em princípios humanísticos, pelos quais os seres humanos ocupam lugar central nos processos educacionais e nas atividades didáticas cotidianas. O respeito à diversidade social e cultural, na sua amplitude, é entendido como condição primária e essencial para a convivência saudável dos sujeitos nas várias instituições sociais, das quais se destacam a família e a escola. O Centro Educativo Aprender e Brincar – CEAB é uma instituição laica, no bojo do preceito constitucional brasileiro, que respeita a diversidade religiosa de seus colaboradores, estudantes e suas famílias.
Nessa acepção, a Educação Infantil compreende as três dimensões com Objetivos Educacionais: afetivo, psicomotor e cognitivo (MONTEIRO; ;TEIXEIRA, 2012). Prima-se, assim, pelo desenvolvimento integral da criança, com ênfase nas interações mediadas pelos adultos, que possibilitam “aprender a ser, conviver, conhecer e fazer”, compreendendo os pilares da educação para o século XXI (DELORS,JACQUES 2018).
Não se pode perder de vista que a etapa da Educação Infantil constitui a Educação Básica, na qual o estudante deve se desenvolver, de forma contínua e progressiva, com vistas ao alcance das dez competências gerais formuladas na BNCC (2017). Outrossim, esse documento norteador do currículo nacional privilegiou dois eixos específicos para a primeira etapa dessa caminhada: interações e brincadeiras.
As brincadeiras são interações com enorme relevância social e grande potencial cognitivo. Assim, o Centro Educativo Aprender e Brincar – CEAB alinha-se a uma tradição teórica na educação mundial que credita às interações lúdicas a condição de experiências privilegiadas e facilitadoras das múltiplas aprendizagens.
Aprender e brincar são direitos fundamentais das crianças no Brasil. Importa, pois, salientar que esta Proposta Pedagógica está assentada na legislação educacional brasileira, que compreende a criança como ser de direitos, com destaque para o direito à educação.
Proposta Pedagógica
Valores Institucionais

Definidos pela equipe pedagógica do CEAB, em diálogo constante com colaboradores(as) e famílias, guiam o trabalho cotidiano, fundamentado em três pilares: educação com amor; reponsabilidade ética e social; e apreço pelo conhecimento como meio de transformação do sujeito e da sociedade para melhor.
Nesse sentido, no Colégio CEAB, propõe-se uma parceria efetiva e cotidiana entre a escola, as crianças e as famílias, com objetivo comum: aprender e ensinar com alegria e compromisso, compartilhando espaços físicos e sociais de forma respeitosa e fraterna.


Princípios

- Apreço pelo conhecimento de si e do mundo, nas diversas formas, que viabilize a vida coletiva, sustentável e feliz;
- Convivência na diversidade cultural e respeito por todas as expressões da vida que objetivem o bem-estar individual e coletivo;
- Promoção da inclusão social em respeito irrestrito aos direitos humanos;
- Incentivo à criatividade e ao empreendedorismo com responsabilidade individual e social;
- Compreensão do conflito como possibilidade de crescimento pessoal e social pelo diálogo para a construção periódica de consensos;
- Compromisso com a formação contínua e participativa de alunos, profissionais da educação e famílias;
- Gestão responsável e transparente dos recursos financeiros, humanos e materiais com o apoio dos profissionais da educação e das famílias;
Cumpre ressaltar que, no CEAB, alinhando ao que teorizam as DCNEI, compreende-se criança como:
“sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2010a, p 12).
Objetivos

- Proporcionar o desenvolvimento de habilidades, a aquisição de competências, a formação de valores e atitudes que possibilitem a efetiva participação dos(as) alunos(as) nas diversas práticas sociais;
- Contribuir para a constituição de autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum, tornando real a formação do sujeito apto ao exercício pleno da cidadania;
- Promover o respeito aos direitos humanos, com base na responsabilidade individual e coletiva para a convivência saudável entre as pessoas e delas com o meio;
- Estimular a interação e a socialização da criança, com respeito à diversidade e às formas de expressão cultural na família, escola e demais instituições sociais;
- Proporcionar o desenvolvimento integral da criança nas dimensões física, cognitiva, afetiva e social, em observância às fases – tempos e momentos individuais, bem como às múltiplas inteligências;
- Valorizar os(as) profissionais da educação, incentivando a formação continuada e a efetiva participação nas decisões, na condução e avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, em ótimo ambiente de trabalho e com recursos disponíveis para o exercício de suas funções;
Os objetivos são coletivos, visto ser a educação
“um direito de todos e dever também da família e da sociedade”.

Dessa forma, o CEAB assume o compromisso institucional de empreender todos os esforços possíveis para alcançá-los, potencializando a expertise de sua equipe pela utilização de metodologias coerentes com esta Proposta Pedagógica. Compromete-se, igualmente, com a adoção das melhores estratégias e práticas para a gestão sustentável dos recursos humanos e manterias, de forma a tornar a escola perene para o cumprimento de sua função social.
Maternal
Crianças de 1 ano até 3 e 11 meses
No CEAB, o objetivo principal é possibilitar que a criança aprenda fazendo, estimular a atuação da criança e o desenvolvimento de suas competências. O foco não está nos conteúdos, mas na mobilização de saberes para o enfrentamento das diversas situações-problema da vida cotidiana e na experiência contínua e interativa










Infantil
Crianças de 4 ano até 5 e 11 meses
Acreditamos que a escola é mais uma instituição social, dentre as quais a criança partilhará experiências e vivências no processo de socialização. Nesse amplo contexto social, os profissionais do CEAB consideram que autoria e autonomia são aspectos fundamentais nas etapas e ações que compõem os projetos didáticos.









