A proposta de educação do Centro Educativo Aprender e Brincar – CEAB está alicerçada em princípios humanísticos, pelos quais os seres humanos ocupam lugar central nos processos educacionais e nas atividades didáticas cotidianas. O respeito à diversidade social e cultural, na sua amplitude, é entendido como condição primária e essencial para a convivência saudável dos sujeitos nas várias instituições sociais, das quais se destacam a família e a escola. O Centro Educativo Aprender e Brincar – CEAB é uma instituição laica, no bojo do preceito constitucional brasileiro, que respeita a diversidade religiosa de seus colaboradores, estudantes e suas famílias.  

Nessa acepção, a Educação Infantil compreende as três dimensões com Objetivos Educacionais: afetivo, psicomotor e cognitivo (MONTEIRO; ;TEIXEIRA, 2012). Prima-se, assim, pelo desenvolvimento integral da criança, com ênfase nas interações mediadas pelos adultos, que possibilitam “aprender a ser, conviver, conhecer e fazer”, compreendendo os pilares da educação para o século XXI (DELORS,JACQUES 2018).

Não se pode perder de vista que a etapa da Educação Infantil constitui a Educação Básica, na qual o estudante deve se desenvolver, de forma contínua e progressiva, com vistas ao alcance das dez competências gerais formuladas na BNCC (2017). Outrossim, esse documento norteador do currículo nacional privilegiou dois eixos específicos para a primeira etapa dessa caminhada: interações e brincadeiras.

As brincadeiras são interações com enorme relevância social e grande potencial cognitivo. Assim, o Centro Educativo Aprender e Brincar – CEAB alinha-se a uma tradição teórica na educação mundial que credita às interações lúdicas a condição de experiências privilegiadas e facilitadoras das múltiplas aprendizagens.

Aprender e brincar são direitos fundamentais das crianças no Brasil. Importa, pois, salientar que esta Proposta Pedagógica está assentada na legislação educacional brasileira, que compreende a criança como ser de direitos, com destaque para o direito à educação.

Proposta Pedagógica

Valores Institucionais

Definidos pela equipe pedagógica do CEAB, em diálogo constante com colaboradores(as) e famílias, guiam o trabalho cotidiano, fundamentado em três pilares: educação com amor; reponsabilidade ética e social; e apreço pelo conhecimento como meio de transformação do sujeito e da sociedade para melhor.
Nesse sentido, no Colégio CEAB, propõe-se uma parceria efetiva e cotidiana entre a escola, as crianças e as famílias, com objetivo comum: aprender e ensinar com alegria e compromisso, compartilhando espaços físicos e sociais de forma respeitosa e fraterna.

Princípios

Cumpre ressaltar que, no CEAB, alinhando ao que teorizam as DCNEI, compreende-se criança como:

“sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2010a, p 12).

Objetivos

Os objetivos são coletivos, visto ser a educação
“um direito de todos e dever também da família e da sociedade”.
Dessa forma, o CEAB assume o compromisso institucional de empreender todos os esforços possíveis para alcançá-los, potencializando a expertise de sua equipe pela utilização de metodologias coerentes com esta Proposta Pedagógica. Compromete-se, igualmente, com a adoção das melhores estratégias e práticas para a gestão sustentável dos recursos humanos e manterias, de forma a tornar a escola perene para o cumprimento de sua função social.

Maternal

Crianças de 1 ano até 3 e 11 meses

No CEAB, o objetivo principal é possibilitar que a criança aprenda fazendo, estimular a atuação da criança e o desenvolvimento de suas competências. O foco não está nos conteúdos, mas na mobilização de saberes para o enfrentamento das diversas situações-problema da vida cotidiana e na experiência contínua e interativa

Infantil

Crianças de 4 ano até 5 e 11 meses

Acreditamos que a escola é mais uma instituição social, dentre as quais a criança partilhará experiências e vivências no processo de socialização. Nesse amplo contexto social, os profissionais do CEAB consideram que autoria e autonomia são aspectos fundamentais nas etapas e ações que compõem os projetos didáticos.

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